Para começar essa pequena seção de posts informativos e culturais do Besteirinhas, nada mais justo que falarmos das agendas, afinal, são elas que marcam o início de um novo ano, não é mesmo?
Tá, tudo bem, que a agenda é um caderninho que tem todos os dias do ano com um espaço para escrever, todos nós sabemos. Mas afinal, para quem e para quê serve, de fato, uma agenda?
A agenda serve a todo tipo de pessoa com várias finalidades.
Resposta superesclarecedora, não?! Ok. Vamos destrinchar...
Embora isso não seja regra, a agenda está presente durante toda a nossa vida com finalidades um pouco diferentes de acordo com a faixa etária. Claro que existem exceções, mas em geral é mais ou menos isso.
Para as crianças, seu uso quase que se restringe às informações escolares: comunicação pais-escola, calendários de provas e trabalhos, deveres de casa, etc.
Já para os adolescentes, principalmente as meninas, a agenda vira muito mais que isso... Quem nunca usou a agenda como um diário, certamente conhece ou conheceu alguém que fazia isso! Descrever os acontecimentos do dia, inventar códigos para registrar coisas que nenhum bisbilhoteiro pudesse ler e enfeitar as páginas com adesivos e desenhos feitos com mil canetas coloridas era/é (?) uma prática muito comum nessa faixa etária.
Saudades...rs.
Depois da adolescência, ainda que sob outro layout e sem tantos enfeites, muitas pessoas utilizam a agenda para anotar pensamentos, sentimentos ou acontecimentos que marcaram sua vida; avaliações de filmes, peças ou shows; letras de músicas, textos ou poemas que acham interessantes; receitas, dicas, idéias ou informações importantes para sua vida pessoal ou profissional; etc. Essas finalidades, sem dúvida, são muito úteis e saudáveis, mas podem ser feitas em organizers ou sketchbooks, que talvez sejam mais apropriados (tema para outro post...).
Apesar de tantas possibilidades, o uso mais comum para as agendas após a adolescência é servir para anotar e organizar compromissos e tarefas, uma vez que sua apresentação cronológica organizada é perfeita para isso.
No próximo post sobre as agendas, veremos algumas dicas sobre o uso das agendas no seu dia a dia como um instrumento organizador e otimizador do seu tempo!
Enquanto isso, diga como você usa sua agenda. Ou você não usa? Ou você compra porque acha uma mais linda do que a outra? Ou você jura que vai usar, mas depois de fevereiro você esquece que ela existe? Divida sua experiência!
Beijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário