quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reaproveitando folhas de cadernos usados

Entra ano e sai ano, é sempre a mesma história para quem está em época escolar: comprar material escolar novo! E nada de reaproveitar o material que sobrou do ano anterior... Mas também, quem é que não quer um material novinho em folha? Com cheirinho e colorido novo? Todos, né?! Mas e o que fazemos com o material que sobrou? Jogamos fora? Nada disso! Temos que aproveitar esse material para alguma coisa, nem que seja para usar em casa!

E o Besteirinhas trouxe pra vocês, uma forma digna de aproveitar pelo menos as folhas que sobraram dos cadernos antigos: bloquinhos pautados com folhas destacáveis!



Esses bloquinhos são muito úteis! Aqui em casa, uso muito para lista de compras, recados de telefonemas, coisas que lembro do nada e não posso esquecer depois e anotações em geral. Por isso, espalho os bloquinhos pela casa em locais estratégicos: perto do telefone, em cima da geladeira, na mesinha de cabeceira, no escritório e no ateliê. Depois que você fizer, também vai aderir aos bloquinhos e não ficará mais sem eles!

Mas caso as folhas para reciclar tenham acabado e vc já não puder viver mais sem um bloquinho por perto, ou então, se vc quiser um bloquinho bem bonitinho pra carregar na bolsa ou dar de presente, não tem problema! É só encomendar o seu bloquinho aqui no Besteirinhas! Jabá cara de pau toda vidaaaaaaa...

Mas voltemos ao nosso tutorial que é pra isso que estamos aqui! hehehe

Confere a lista de material:



E, é claro, os cadernos velhos:



Bom, a primeira coisa que você vai fazer, é separar as folhas em branco e em bom estado, pq caderno de criança não tem só folha usada, não! Tem folha rabiscada, molhada, manchada, mofada e até em estado de decomposição! Aff...





Agora, você vai acertar o tamanho do bloco refilando as bordas. Como assim? Vou ensinar. Junte todas folhas e coloque-as juntinhas na mesa. É importante que as folhas estejam na mesma posição e não fiquem "sambando" para que não fiquem folhas com linhas tortas. Para ajudar nessa parte da fixação, prenda o bloco de folhas com um clipe ou um prendedor firme.



 Pegue a régua e posicione no local onde pretende cortar a borda. Com a régua posicionada, segure bem firme a régua com uma das mãos para que ela não saia do lugar. Com a outra mão, pegue o estilete (use uma lâmina nova) e corte rente à régua com a mão leve, sem apertar demais. Passe o estilete uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias para cortar todo o bloco de folhas na mesma posição. Enquanto não terminar de cortar todas as folhas, não saia dessa posição, senão, não vai ficar lisinho e bonitinho com todas as folhas do mesmíssimo tamanho.

Ah... precisa disso? Não pode fazer um bloco direto das folhas soltas, não?

Poder, pode. Você pode fazer o que quiser... Pode mandar encadernar ou fazer um furo e prender com uma fita ou deixar as folhas soltas ou grampear ou... enfim! Existem mil formas de reaproveitar essas folhas. Mas eu gosto desse jeito: bonitinhos, bem feitos, destacáveis e limpos. Por isso tiro as bordas - para tirar a sujeira que fica por fora, as manchas, as orelhas amassadas, etc.

Bom, então, continuando... Refile as quatro bordas. Ah! No meu caso eu retirei as margens para ficar com um visual mais clean, até pq, bloquinho não precisa de margem, né?





Agora sim, o bloquinho tá refiladinho e bonitinho. Você pode fazer um bloquinho grande assim ou dividir ao meio para fazer dois menores. Você quem sabe. Eu gosto de fazer de vários tamanhos. Esses grandes e finos são ótimos para lista de compras e os menores para ficar ao lado do telefone. Sempre tem utilidade...

Depois de deixar o bloquinho no tamanho desejado, coloque-o na borda da mesa, com a pontinha sobrando para fora da mesa, e coloque o livro grande e pesado em cima. A ideia é comprimir bem as folhas para fazer a lombada destacável.



Agora passe a cola branca nessa "lombada". Você pode passar com o pincel ou com o dedo mesmo. Eu preferi passar com o dedo para ficar uma camada mais grossinha de cola. Para essa lombada, aconselho usar a cola Cascorez pura, pq quando a cola bate no papel, ele fica ondulado por causa da umidade da cola. É normal, mas, quanto mais umidade (água), mais ondulado vai ficar. Porém, se você só tiver cola escolar, que é mais rala, coloca um pouco num pires e deixa endurecer/secar um pouquinho para usar. Assim ela perde um pouco de água... Acho que dá certo! rsrs



Passou a cola? Agora é só você deixar secar de um dia para o outro e tchan, tchan, tchan, tchan! Seu bloquinho estará prontinho! Olha que lindo!





E você ainda pode enfeitar colocando uma capinha, ou uma base ou uma fita... Ou use assim mesmo se não tiver paciência pra enfeites. Mas nunca mais jogue fora as folhas limpas dos cadernos usados, ok?! rsrs



Beijo.

45 comentários:

  1. Eu adorei essa dica, simples e muito legal! Beijinhos
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mari, basta um pouquinho de tempo e paciência para ter bloquinhos úteis e simpáticos pela casa! E o melhor, sem desperdiçar papel bom nos cadernos velhos!

      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Cynthia! Adorei a ideia...Não tenho crianças em casa rs , mas tenho muitos papéis e cadernos inacabados! :-) Que essa moda dos bloquinhos pegue...rs Aproveitar é muito bom! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Maria! É isso aí, aproveitar é muito bom! E o bom desses bloquinhos é que podemos fazer com qualquer papel que possa servir de rascunho, até mesmo com folhas impressas só de um lado e que podemos aproveitar o lado em branco.

      Beijo.

      Excluir
  3. Cynthia vc não sabe a quantidade de caderninhos inacabados que tenho aqui em casa, até joguei alguns fora esses dias... que pena!
    Agora vou ficar de olho e seguir sua dica, porque caderno e papel aqui em casa rende... rsrsrs
    Obrigada pelo carinho!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, às vezes estamos tão sem tempo que dá vontade de jogar fora mesmo e "esquecer" que dá pra aproveitar essas folhinhas. Até pq, com uma promessa de "depois eu faço" os cadernos vão se acumulando... Mas sabe o que eu faço qdo estou sem tempo para fazer os bloquinhos, mas quero me livrar daqueles cadernos velhos que ficam ocupando espaço? Tiro as folhas boas e jogo os cadernos fora. Assim, guardo só as folhas que ocupam menos espaço enquanto esperam que eu tenha um tempinho para elas! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  4. Cyntia,
    que dica maravilhosa. Sou uma colecionadora de restos de caderno. Uau...agora farei um bloquinho com lombada e tudo. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Isso aí, Daniela, um bloquinho com lombada e tudo! Adorei! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  5. Cyntia,amei me tornar sua seguidora.me identifiquei com o seu perfil e suas postagens...Amei!!!
    Beijokas carinhosas..Claudinha.
    www.sonhofantasiarp.blogspot.com
    www.asestrelinhascoloridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei a idéiaa!! :D
    Ahh linda obrigada pela visita viu?
    beijos
    http://isabelavalim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a vc pela retribuição, Isabela!

      Apareça quando quiser!

      Beijo.

      Excluir
  7. Amei a dica, tinha visto uma vez, mas achava que não funcionava. Meniina parabéens!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Taay! Funciona sim. Direitinho! Eu uso esses bloquinhos aqui em casa há tempos. Pode fazer que dá mega certo!

      Beijo.

      Excluir
  8. OI Cyntia, gostei da dica...tenho vários cadernos assim la em casa.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gélia, junta todos e faz os bloquinhos num dia só. É bem fácil e rápido.

      Beijo.

      Excluir
  9. Olá.
    Muito criativo.
    Post divulgado no Teia.
    até mais

    ResponderExcluir
  10. Criativo demais!!
    Adorei!!!
    Vou fazer ainda hoje, tenho "muiiitos" cadernos aqui!
    (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai fazer! Reaproveitar material é necessário!

      Obrigada pela visita!

      Beijo.

      Excluir
  11. Oi,nao intende muito bem,mais vou tentar!!!
    Cynthia posta mais coisas para enfeitar cadernos,para ficar mais bonitos!!!!
    beijos e ate maisss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que tipo de enfeites? Acho que vc está querendo uma coisa mais scrapbooking, não? Olha, posso tentar ver algo desse tipo... Quem sabe nesse ano?

      Beijo.

      Excluir
  12. Oi Cynthia,
    Amei, super criativo!
    Vou fazer, pra mim servirá e muito para listinha do supermercado!
    Beijo,
    blog Cantinho Organizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana! Eu tbm gosto muito das compridinhas para lista de supermercado. Fica ótimo!

      Beijo.

      Excluir
  13. Que bacana! Estou me divertindo muito seguindo o seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Emanuel! Estou devendo mais tutoriais - tem bastante tempo que não posto - mas estou com muito trabalho por agora. Volto a postar mais em breve!

      Beijo.

      Excluir
  14. Eu amei! Posso compartilhar no meu face?

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da dica, é importante para aplicar a Reutilização.
    Algumas pessoas diriam que seu conselho seria só pra economizar dinheiro, mas eu não vejo apenas por esse lado.
    Se alguém pretende jogar fora um caderno velho, mas tira as folhas limpas antes ela diminui a quantidade de papel que vai para usinas de triagem, aterros ou lixões (dependo da gestão da cidade).

    ResponderExcluir
  16. Muito bom !!!parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  17. Ei esse projeto é bom pra cacete, parabéns. #blessed

    ResponderExcluir
  18. Victor Hugo você é V - i - a - d - o

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...