segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Álbum Corset... uau!

Todo mundo já sabe que sou apaixonada por cartonagem, né? Mais ainda por encadernação... Agora, falou em encadernação artística artesanal, o meu coração se apaixona!! Gosto muito, muito, muito!

Mas, como estou adentrando nesse universo há pouco tempo, gosto de estudar bem a história de determinado tipo de encadernação, sua origem, suas variações, seu uso, seus materiais e suas técnicas. E é durante esse estudo que vou pensando e decidindo que tipo de trabalho vou fazer, onde vou aplicar, etc. 



E foi estudando e pesquisando sobre as técnicas de encadernação japonesa que acabei decidindo fazer um álbum. Eu já queria fazer um álbum com algum tipo de encadernação artesanal, mas ainda não tinha decidido por uma que atendesse bem aos padrões do álbum que eu faço - não só fisicamente, mas esteticamente também. Quando bati o olho nessa lombada com amarrações que criam esse padrão geométrico cruzado, pensei... "Hum... Interessante... Vamos testar!"

E aí foi sketch e piloto pra tudo quanto é lado! rsrs

Só sei que gostei, testei e aprovei! Espero que vcs também!

Vamos ver?

Eis aí o nosso primeiro Álbum Corset! Ele foi encomendado por uma grande amiga, Flávia, para presentear uma princesinha que vai nascer: a Morena!! E a mamãe da Morena, a Allaine, não foi original só na escolha do nome, não... Foi original na escolha da cor da decoração: laranja! Gente, amo! Cor quente, alegre, viva, feliz! Parabéns Allaine, pela filhota e pela originalidade, e parabéns para Flávia, pela escolha do presente!!



Nessa foto abaixo vcs podem perceber melhor a amarração da lombada:



Ah, e nesse álbum eu também estreei o estilo composé, que traz uma estampa mais complexa e principal na frente e uma estampa mais básica, que combine com a estampa principal, atrás. O estilo composé faz muito sucesso por aí, mas eu ainda não tinha feito, pq... pq... Acho que pq ninguém tinha encomendado ainda! rsrs



Como vcs sabem, algumas folhas internas podem ser impressas, e nos álbum de bebê todo mundo quer umas páginas com as informações do nascimento, árvore genealógica e tal. A Morena não poderia ficar sem:



Não coloco muitas folhas impressas pq gosto de deixar a critério do dono do álbum as informações que ele quer colocar, que julga importante... Afinal, é tão difícil acertar o gosto de todos, né? Mas se vc gosta de mais coisas impressas, mais coisas escritas, vc tem várias alternativas. Se vc ainda não encomendou, é só me falar o que vc quer fazer que eu faço projetos mais personalizados também. Se vc já encomendou ou ganhou de presente, uma notícia ruim: o álbum com essa amarração na lombada não permite acrescentar folhas como os álbuns parafusados. Só se desmontar o álbum e montar de novo! Mas se vc só quer colocar mais coisas impressas e não pode alterar o número de folhas, é só bolar algo que seja do seu gosto, imprimir em papel de boa qualidade e colar nas folhas em branco. Fica show de bola!!

Como vcs podem ver, as demais folhas são lisas. A maioria é da cor branca, mas tem algumas coloridas combinando com a estampa:



Gente, as especificações do álbum são muito parecidas com as do álbum parafusado: capa e contracapa em material resistente, forrado em tecido 100% algodão, com acabamentos internos e folhas internas em papel 180g/m² e amarrações em fio de algodão encerado.

E aí? Gostaram?

Beijo.



Ah! O nome "Corset" faz referência ao espartilho. Quando estudei sobre esse tipo de encadernação e fiz a técnica, me lembrei dele. O espartilho, ou corset, são coletes estruturados, usados para dar postura e forma ao corpo. Vocês devem se lembrar de ter visto um desses em filmes. A versão mais famosa do corset usava amarrações cruzadas estratégicas para apertar e comprimir o tronco e o abdômen para modelar o corpo. É mais ou menos o que acontece com essa lombada: amarrações beeeeeem apertadas!! De tirar o fôlego!! E os dedos... Foi daí que veio a inspiração do nome! rsrs

10 comentários:

  1. Eu amei, quase não entreguei o presente, rs. Mas como não devemos negar nada para uma grávida, Morena ganhou seu presente, para o deleite da mamãe Allaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs

      Sei bem como é esse apego a coisas lindinhas... Tbm sofro desse mal! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  2. Cynthia, fico maravilhoso o trabalho. Parabéns!!!
    beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani!! E a viagem? Depois vai nos contar tin tin por tin tin!! rs

      Beijo.

      Excluir
  3. Oi Cynthia!
    Ficou lindo demais!
    Adorei a cor, os detalhes!
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Além de ter ficado um trabalho lindo, toda a bagagem de informação por trás faz o projeto ainda mais interessante!

    A escolha do laranja também foi show... não sei porque mais mães não se aventuram nessas cores mais quentes pros bebês. Esses dias fiz uma encomenda pra um quarto de bebê nas cores laranja, azul turquesa e verde. Ficou lindo e original!

    Muito lindo! Feliz Morena, que já chega em grande estilo!

    Parabéns!

    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Keren... E ainda tem gente que não dá valor a uma peça de artesanato. Se soubessem o quanto se estuda para criar uma peça com design, estilo e, acima de tudo, qualidade, se encantariam por todas elas!

      Ah! Adorei a paleta escolhida pela sua cliente! A tranquilidade das cores frias com um toque de calor e alegria. Como não amaaaar? rsrsrs

      Obrigada pela visita e pelo carinho, Keren!

      Beijo.

      Excluir
  5. Olá Cynthia !
    Que lindo esse álbum !! Você é muito caprchosa ,parabéns !!
    E muito obrigada pelo carinho !!!

    Beijinhos
    Katia Teramoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Katia!! Pela visita e pelo elogio... rs

      Beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...