sábado, 27 de outubro de 2012

Saquinhos kraft sob medida!

Queridos leitores desse blog carente de opiniões alheias!!



Há um tempo atrás, eu estava precisando de uns saquinhos de papel kraft para embrulhar um produtinho, e não consegui achar pra comprar na minha cidade. Incrível, mas nem em loja de embalagem tinha. Tinha saco de pão de tudo quanto é jeito e tamanho, mas aquele saquinho com a base retangular, eu só encontrava de material durinho com alcinhas - tipo sacolinha. E eu queria desses molinhos, de dobrar a parte de cima, sabe? Tipo saco mesmo.

Aí pensei: "Putz... não é possível que eu não vou conseguir o raio do saco de papel. Uma coisa simplória..." É claro que qualquer pessoa normal teria dado outro jeito... Mas é que eu não sou normal. Eu sou difícil. Quando eu visualizo na minha cabeça a coisa perfeitinha e linda, movo céus e terras. Não durmo e não deixo ninguém dormir. É osso... Mas eu tô tomando uns anti-psicóticos. Não se preocupem.

Fato é que eu resolvi fabricar meus próprios saquinhos e na época não encontrei nenhum PAP. Depois de muito fuçar, achei um vídeo hermano e minha vida pôde seguir em paz. Daí, eu resolvi fazer esse PAPzinho bobinho que pode ter utilidade pra alguém, que assim como eu, enlocou e sucumbiu à necessidade de um saquinho kraft de base retangular sob medida! rsrs

Bora aprender a matemática envolvida no saquinho kraft da perfeccionista aqui... Afinal o saquinho é sob medida, então, tem que ter medidas... Aff! Tenho a nítida impressão que vou passar vergonha com o preciosismo da coisa... Mas não fiquem chocados e nem zombem da minha cara pq o médico disse que é melhor não contrariar.

Confere o material:



Bom, primeira coisa que vc tem que definir, é o tamanho do retângulo que vc precisa na base do seu saquinho. Depois vc define a altura que vc quer que o saquinho tenha. Eu precisava de um saquinho com base de 12cm x 6cm e com uma altura de mais ou menos 20cm. O tamanho da base e a altura do saquinho definem o tamanho do papel kraft que vc vai cortar...



Como eu precisava de uma base de 12cm x 6cm, a largura do meu papel kraft será de... 37cm. E a altura, será de... 28 cm.



Agora é só começar a dobrar e rapidamente vc terá seu lindo saquinho... Dobre as laterais para o meio, como mostra a figura:



Cole as laterais - tentei prender com durex, mas fica grosseiro. O melhor é uma cola bastão que não molha e funciona bem pra esse tipo de coisa.

Mas não sai colando de qualquer jeito! Lembre-se que deixamos uma sobra de 1cm para colar as laterais e é 1 cm que vc tem para essa colagem, ok? Senão o saquinho não vai ficar com as medidas que vc precisa.





Até aqui ficou fácil, né? Agora vc dobra na lateral uma aba com metade da largura (y) que vc quer na base. Como eu quero uma base com largura de 6cm, dobro uma aba com 3cm:



Essa aba vai marcar os vincos de uma das laterais. A outra lateral vc vai vincar de acordo com essa aba que vc marcou, assim, não terá diferença de tamanhos. Veja:



É simples, vc fez três vincos de um lado certo? Agora vc reforça esses vincos desse lado e aproveita para vincar o outro lado. Assim, as medidas serão iguais de um lado e de outro. O esquema das fotos explica melhor:




Bom, agora vc tem as duas laterais vincadas:



Agora coloque o saquinho no 2° vinco (como na foto) para começarmos a fazer o fundo.



Ah! Não reparem se aparecerem fotos de outro saquinho em outro tamanho, é que fotografei a confecção de dois saquinhos e usei as fotos de um e de outro, dependendo de qual estava melhor... rsrs

Com o saquinho abertinho ao meio, vamos fazer uma dobra pra cima com a medida da largura da base (y) mais 2cm de folga para colagem. Então, se eu queria uma base com 6cm de largura, eu vou fazer uma dobra de 8cm, certo?



Agora vc abre a dobra, arreganhando a abertura (arreganhando é feio, hein?!):





Agora, vc vai dobrar a parte superior e inferior, fechando a base. Mas não vai dobrar de qualquer jeito. Vc tem que dobrar em cima dos vincos horizontais superior e inferior. Isso é muito importante para que o saquinho não fique desconjuntado. Observe:





Agora vc cola o fechamento da base ali no meio. Pode ser com cola ou com durex. E acabei preferindo usar cola em tudo para ficar mais delicadinho...

E para ficar mais fácil de abrir o saquinho e definir melhor sua base, dê um vinco nas laterais da base:




Agora vc abre o saquinho... E... Tcharan!




Se quiser guardar os saquinhos para uso futuro, é só dobrar direitinho... Assim, ó:



Ah! E se quiser colocar algo pesado dentro desses saquinhos e tiver medo do fundo não aguentar, vc pode colar um retângulo de papel resistente em cima desse retângulo da base, reforçando o fundo para não abrir.

Agora, para finalizar, vc corta a borda, coloca uns enfeites, umas fitas e pronto! Seu saquinho kraft sob medida estará prontinho para vc usar e abusar!



E na levada da reutilização, que tal fazer embalagens de jornal, revistas, papel de presente ou qualquer outro papel que iria para o lixo? Pode ser bem legal!!

Espero que tenham gostado!

Beijo.

64 comentários:

  1. Oi Cynthia! Confesso que matemática é grego para mim, rs, mas achei muito divertido esse post, mesmo "arreganhando" a abertura do saquinho, rs, isso é praticamente um "origami", rs, menina, vc tem o dom para escrever, viu? Adooorooo! E quero meus saquinhos também, mas prefiro pedir para o papi artesão, que tem mais prática nessa área! Parabéns pelo pap, com certeza vou mostrar para ele! Beijos! Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs... Arreganhando ficou bem feio, mesmo. Mas não me ocorreu nenhuma palavra melhor para expressar o movimento... rsrsrs

      Se seu pai fizer me fala como ficou!

      Beijo.

      Excluir
  2. Olá Cynthia ,
    Ficou muito bom seu PAP , tudo bem explicadinho e super diviertido ^_^
    Achei complicado essa matemática rs..mas tudo bem vou ariscar e fazer meu saquinho também ! O seu ficou tão lindo , adorei as florzinhas deu todo o charme !
    Parabéns !!!

    Bjinhos
    Katia Teramoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que todo mundo ia ter dificuldade com essas medidas todas! hahaha

      Mas quanto ao saquinho, essa matemática toda é só pra quem quer o saquinho numa medida específica. Se vc quer um saquinho com qualquer medida, não se prenda a tantos cálculos... Apenas faça as dobras e seja feliz! rs

      Beijo.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela dica Cynthia !
      E tem um prêmio para você em meu blog ^_^ , espero que goste !
      Beijinhos

      Katia Teramoto

      Excluir
  3. Oi Cynthia!

    Amei o seu PAP perfeccionista :)
    Muiiiito legal!
    Já salvei por aqui.
    Sem contar o POST que está ótimo ;)
    Depois só decorar e...show, como o seu!
    :)
    bjs, ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu sei que está muito cri-cri o post... Mas obrigada por ignorar isso nos coments! hahahaha

      Bom, se precisar de um saquinho do tamanho de pi sobre o quadrado da hipotenusa vezes o raio da circunferência, já sabe onde encontrar, né? rsrs

      Beijo.

      Excluir
    2. rsrs sei sim!
      Vou levar seu PAP para o resumo da semana que vem ;)
      No de hoje mostrei alguns!
      Tá cri cri não.
      Então também sou...rs
      Hum, acho que sou!!!
      bjs

      Excluir
    3. Obaaa! Adorei a ideia!! hihihi

      Beijo.

      Excluir
  4. Uau...agora, já sei onde encontrar uma sacolinha fofa! Mas a matemática toda não é meu forte.
    Adorei o resultado final!
    beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs

      Dani, peguei pesado... Mas ó, é só pra quem tem doença mental, como eu. Pros normais é só sair dobrando e pronto!! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  5. Cynthia, sua figurinha! Tô aqui rindo da sua psicose...rsrsrs.
    Amei o saquinho, que coisa mais graciosa! Já estava com saudades das suas besteirinhas que de besteirinhas não tem nada.
    Mudando de assunto...Nem com toda a rinite-sinusite-friorite do mundo eu consigo preferir o calor. A coisa tá desumana por aqui! rsrs

    Super beijo! Seu trabalho está a cada dia mais lindo e perfeito (mas tb, com tanta matemática...rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila! Eu estava brincando quanto aos anti-psicóticos, mas menina, eu deveria tomar uns pra excesso de método, simetria e perfeccionismo... Isso às vezes me atrapalha! rsrs

      E mesmo preferindo o calor, numa coisa eu tenho que concordar com vc: o calor tá desumanoooo! Aff...

      Obrigada pelos elogios e pela visita!

      Beijo.

      Excluir
  6. Olá Cynthia
    Parabéns pela explicação, perfeita e caprichada. Uma dedicação admirável... e o resultado mais perfeito ainda, adorei sua dica.

    abs
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Patrícia!

      Que bom que vc gostou!! E lembre-se, se não quiser sob medida, pode fazer apenas as dobras e ter um saquinho de qualquer medida!

      Beijo.

      Excluir
  7. OI CYNTHIA,
    AMEI ESSA PAP DE EMBALAGEM, ESTAVA MUITO PRECISADA DELE.
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
    BJS!
    www.karendisleyblogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mesmo, Karen? Vc não se assustou com a matemática do saquinho sob medida?

      Puxa, se vc fizer mesmo, com todas as medidas direitinho, vc me conta? Só pra eu saber que tenho semelhantes e não estou só no mundo... hihihi

      Obrigada!

      Beijo.

      Excluir
  8. Perfeito tutorial, estava querendo fazer e agora me animei!
    Parabens!
    Beijo
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Mari... Tu tá de sacanagem, né? Que a Karen ali do comentário de cima estivesse precisando de um PAP desse e me agradeça por tê-lo feito, tudo bem. Agora, vc me dizer que ficou "animada" com esse PAP... é tipo ironia, né? hahaha

      Brincadeira! Ou não! hahaha

      Mas valeu pela força!

      Beijo.

      Excluir
  9. Adorei... ótima sugestão para as lembrancinhas de natal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Cynthia!Bom dia!
    Se você sentir falta das suas corujinhas por aqui, não se preocupe.
    Elas foram se juntas a outras amigas lá no blog.
    Não quiseram ficar de fora :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estão lá no seu blog, então estão bem! rsrs Nem me preocupo que eu sei que vc vai cuidar delas direitinho! rsrsrs

      Valeu, Maria!

      Beijo.

      Excluir
  11. Lindinhos, ameiii!
    Ótima suguestão mesmo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ana Lígia!!

      Seja bem-vinda por aqui!!

      Beijo.

      Excluir
  12. Adoro papel Kraft, e o saquinho ficou lindo, e do jeito que gosto, fácil!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Regina! E que bom que achou fácil! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  13. Olá Cynthia, retribuindo a visita lá no meu blog passei por aqui e escolhi este post para parabenizá-la pelo belo trabalho. Adorei a dica e vou colocá-la em prática em breve.
    bjs
    Luci
    creazioneatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Cynthia!!! entrei no Google para encontrar idéia de embalagem com papel craft e vi seu
    trabalho, resolvi então fazer uma visita!!
    Parabéns, tudo muito bonito!
    Um Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Mirian!

      Fique à vontade e apareça sempre!

      Beijo.

      Excluir
  15. Adorei, Cynthia! Já fiz saquinhos uma vez, mas acho que não ficaram perfeitos como os seus, tb fiz por tentativa, pq não achei nenhum pap sobre o assunto, rsrsrsrs
    Obrigada e tenha uma semana maravilhosa! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, o meu nem ficou tão perfeitinho assim na primeira tentativa. Na segunda em diante é que eu fui pegando a manha e aí consegui entender as proporções ideais de cada medida. Mas é tentando que a gente consegue, né?

      Ótima semana pra vc tbm!

      Beijo.

      Excluir
  16. Adorei seu pap querida, parabens!!!!
    Seguindo com alegria!!!
    Bjoossss,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que maravilha, Jud! Seguir com alegria é tudo de bom! rs

      Seja bem-vinda!

      Beijo.

      Excluir
  17. Ameeeii Ameeiii estou fazendo para o aniversario do meu filho como saquinho surpresa.

    Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jessica! Fico feliz que vc tenha entendido o post, colocar ele em prática é a glória! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  18. oi Cynthia eu faço uma festinha todo ano com as minhas amigas e estava procurando fazer um saquinho para as lembrancinhas achei os seus eu amei e tetei fazer alguns não foi com as mesma medidas e nem com esse tipo de papel foi com papel sem palta e sabe deu serto ficou lindo e obrigada peladica de fazer esse saquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! O saquinho é realmente uma mão na roda pra quando queremos um tamanho específico e não achamos prontos pra comprar. Fiquei feliz que fez!

      Beijo.

      Excluir
  19. amei esse post!!!! Estava aqui na internet procurando onde comprar saquinhos kraft e me deparo com teu passo-a-passo...o aniver do meu filhote é só em janeiro mas já estou me antecipando nas lembranças que vão ser variadas e não gosto daquelas sacolinhas plásticas. Testei numa folha de ofício e deu super certo, agora é só comprar o papel e acertar o tamanho! Fora que fazendo em casa a gente economiza uma boa graninha né? Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que legal, Miriam! Fico muito feliz quando alguém me diz que entendeu esse passo a passo e conseguiu fazer pq sempre acho que eu expliquei, expliquei e expliquei e ainda ficou muito confuso! rsrs

      Obrigada!

      Beijo.

      Excluir
  20. Realmente amei a ideia das embalagens... também estou, ou melhor estava, com esta mesma dificuldade em encontrar embalagens para minhas mandalas. Então você resolveu o meu problema. Estou saindo agora para comprar o material e depois postarei em meu blog, com os devidos créditos a você... é claro.
    Beijos e continue com esta criatividade que nos faz tão bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!

      Fico feliz que tenha te ajudado!! A maioria não entendo meus cálculos matemáticos! rs

      Beijo.

      Excluir
  21. oi eu moro em cabo frio rio de janeiro, e so pra constar aqui o menor saco e o de pao os garotos já loja nem sabiam que tem pequeno ou comprido, e um absurdo, não tem nem sacolinha com alça, sua explicação ta ótima, e sua matemática tbm da pra entender perfeitamente já vou começar a fazer meus saquinhos de bem casados.

    ResponderExcluir
  22. Criativoseus saquinhos de papel,aguardo mais postagens diferentes,pois tenho um amor imenso por artesanato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julia! Fico feliz que tenha gostado. Seu amor pelo artesanato é compartilhado por todos nós, por isso, espero em breve postar mais dicas! :)

      Beijo.

      Excluir
  23. Olá Cynthia, muito obrigada!!! Você não imagina o quanto me ajudou, eu trabalho com artesanato e procurava um pap fácil para as sacolinhas de papel kraft e o seu caiu como uma luva, gastava muito comprando elas prontas, mas não era uma coisa que serviria para mim do jeito que eu queria, por exemplo, vendia um porta-níquel de 15cmx10 para uma sacola kraft pronta tamanho M, (só tinha desse) ficava uma coisinha dentro de um sacolão... ainda bem que encontrei seu tutorial simples e rápido, em 5m faço a sacolinha do tamanho da minha necessidade. Muito obrigada de novo! Se der passa no meu blog -> www.costuricesdamoreninha.com vou adorar a sua visita.
    Beijos e que Deus a abençoe muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Diane! Não sabe o quanto é gratificante ler seu comentário! Achei que ninguém tinha entendido o PAP! hahaha

      Fico feliz que tenha te ajudado!

      Beijo.

      Excluir
  24. Respostas
    1. Obrigada, Rafaela! Fico feliz que tenha te ajudado!

      Beijo.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Cynthia... conheci sei blog hoje e estava procurando exatamente esse passo a passo!
    também não conseguia achar pra comprar, fiz o teste agora com um outro papel e deu certinho!
    Muito Obrigada!!
    Agora já tenho onde embrulhar as lembrancinhas do meu chá de bebê :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que eu tenha ajudado! Boa sorte no seu chá de bebê e muita saúde pra vcs!

      Beijo.

      Excluir
  27. Cynthia além de um PAP super explicadinho e perfeccionista ainda encontramos bom humor. E claro a sua generosidade em compartilhar. Penso que nós crafters temos mesmo que persinalizar nossa arte do começo ao fim. E essa ideia é brilhante.
    Adorei! Bjk e continue sempre nos brindando com sua graça.
    E o blog não está assim tão sem opiniões!
    Ah e hoje em dia quem não compartilha de psicoticos e psicodélicos, não é normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, concordo em gênero, número e grau contigo! Até pq, de perto, de pertinho, ninguém é normal! rsrs

      Obrigada pela força!

      Beijo.

      Excluir
  28. Adorei seu PAP.
    Preciso fazer para as lembrancinhas do meu casamento e não encontro do tamanho necessário. Ficou show..

    ResponderExcluir
  29. Amei a dica!
    Se vc colocar os números correspondentes às letras facilita:

    ALTURA (Z)= 20 cm
    LARGURA (Y)= 6 cm
    ALTURA (X)= 12 cm

    Largura do papel: 2x (12) + 2y (6) + 1cm de sobra (24 + 12 + 1) =37 cm
    Altura do papel: altura do saquinho z (20) + largura da base y (6) + 2 cm de sobra (20+6+2) = 28cm

    Daí é só adaptar pro tamanho que quiser.

    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  30. Muito salvado essa postagem, fiquei aliviada por nao ser a única que sofreu com essa matemática hahahah sou normalmente ignorante, mas isso é pra jogar na nossa cara que matemática importa sim, pra sair tudo lindo como o seu ficou temos que aplicar sim essas regrinhas hahha Obrigada, eu vou tentar...

    ResponderExcluir
  31. Uhuh,consegui!!
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento,um pap bem explicado faz toda diferença!kk
    Consegui fazer a sacolinha.
    Deus abençoe!Beijosss

    ResponderExcluir
  32. Amei a dica, vou tentar, obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...