quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Uma caixa com divisórias


Eu nem sempre faço muitas caixas por que gosto mais de trabalhar com as encadernações. Mas claro que faço as caixas que acompanham os álbuns e os cadernos trançados com o maior prazer - protegem a encadernação e ficam muito lindas! Mas não é só uma questão de gosto pessoal, na verdade, as caixas de cartonagem são trabalhosas, a forração em tecido é minuciosa, a secagem é demorada e tudo isso acaba encarecendo muito a peça.

Pois, é... se vc trabalha com cartonagem, entende o que estou falando. Se não trabalha, vou lhe contar: uma das vantagens das caixas de cartonagem é poder fazê-las facilmente da medida que vc quiser. A desvantagem é que dá muito mais trabalho que uma caixa de mdf.

Porém, dias atrás uma amiga me pediu que fizesse uma caixa com divisórias e como eu nunca tinha feito divisórias forradas com tecido, resolvi fazer para aprender e pesquisar mais possibilidades...

Bom, gostei do resultado, mas tenho algumas ressalvas... As divisórias ficariam melhor se fossem coladas e fixas, porém, se eu tentasse fazer isso eu, inevitavelmente, sujaria o interior e as bordas de cola, o que destruiria a perfeição do acabamento. Um impasse que ainda estou estudando se é um mal necessário ou se eu é que ainda não atentei para uma solução.

Enquanto isso, vamos ver uma das caixas que eu fiz.

A minha amiga me pediu uma caixa 3 x 2, mas eu fiz essa 2 x 2 para testar e achei tão bonitinha que vim mostrar pra vcs. Ah! Essa eu fiz sem fechamento também para testar, já que todo mundo me pede com fechamento em fita e eu nunca tinha feito sem fechamento.




Espero que tenham gostado.

Assim que der posto a outra caixa também!

Beijo.

12 comentários:

  1. Oi Cynthia ,
    Que linda sua caixa ,adorei super delicada ! E não sabia que é mais trabalhoso fazer caixa ,gostei da sua explicação .
    Bjos
    Katia T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Katia. A caixa tem que ser muito bem riscada e cortada com precisão para que todos os lados encaixem e fiquem retinhos. Além disso, a montagem exige um tempo de secagem de 24hs para cada parte (e são quatro...) se quiser um trabalho bem feito! Na hora de forrar com o tecido, temos que ser muito cuidadosos para que nada suje de cola, pois o tecido sujo de cola fica marcado e deixa um ar de mal-feito ou sujo no tecido... Enfim, é uma coisa bem minuciosa de ser feita e juntando isso com uma pessoa perfeccionista como eu, já viu, né? Muito trabalho! rsrsrs

      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Cyntia, amoo caixas e essa ficou linda demais!
    Delicada e trabalhosa de fazer heim!!

    Ah qto a lembrança do sorteio no Blog Cantinho Organizado, chegou bem aí... te enviei e-mail, fiquei preocupada se havia chegado td em ordem!

    Beijos, que esse ano seja cheio de bençãos e conquistas pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, chegou sim! Eu é que ainda não tive tempo de fotografar, mas em breve o farei, fique tranquila!

      Naquele dia que vc mandou o e-mail, a portaria só me entregou dias depois... Eles fazem uma confusão... Aff!

      Mas já recebi. Em breve posto meu presente! Amei!

      Beijo.

      Excluir
  3. Linda e que capricho!
    Feliz 2013 para vc e sua família!
    bjs do Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!

      E seja sempre bem-vinda por aqui!

      Beijo.

      Excluir
  4. Olá Cynthia,

    Tão linda a caixinha! Sempre fico apaixonada pelas suas criações, pelo capricho que são feitos, a escolha das estampas tudo lindo, lindo!
    Feliz 2013!!!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Regina... É tão bom ler esses elogios quando nos esforçamos para fazer algo. É compensador. Mas gosto tbm das críticas, são desafiantes e sempre nos mostram um outro ponto de vista ou uma ideia que não tivemos... Enfim, vc me anima! Não só com os elogios, mas com seus trabalhos tbm!

      Beijo.

      PS: Nunca esquecerei aquele bordado no linhooooo.... rs

      Excluir
  5. Olá Cynthia,

    Acabei de comprar a revista Make e lembrei de você, não sei se já viu a revista nova, tem uma matéria sobre cartonagem, da Maria Ciça Pini. Cada coisa linda, como as suas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Regina? Nem conhecia! Vou agora mesmo procurar saber tudinho! Adoro ver trabalhos de cartonagem profissionais. Nos ajudam a melhorar, né?

      Obrigada pela dica!

      Beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...