quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fazendo seu próprio álbum de fotos - parte 1


Olá, queridos leitores!

Lembram que há algum tempo eu comecei uma série de matérias explicativas sobre temas que envolviam alguma Besteirinha desse blog? Não? Pois é, realmente eu comecei e empaquei e é bem possível que algumas pessoas não se lembrem... Mas não tem problema! Estou aqui hj para refrescar memórias e falar sobre novos temas!!

Eu iniciei essas matérias com o tema “Agendas”, já que estávamos no final do ano e isso poderia ajudar algumas pessoas a se organizarem melhor para o próximo! Depois disso fiquei muito atarefada produzindo as encomendas de final de ano e não tive tempo de dar continuidade. Sorry...

Agora que as coisas estão começando a se acalmar, teremos uma matéria sobre álbuns que vcs vão gostar!

Claro que não vou falar de álbuns profissionais feitos por profissionais de fotografia. A intenção é falar de álbuns customizados, personalizados, feitos por você!

Como o assunto é muito extenso, vou dividir a matéria em duas ou três partes. Assim, pretendo abranger a todos os gostos e estilos de quem quer ter um álbum bonito e com a sua cara. E acredite: depois de ler essa matéria completa, você vai se sentir preparado para montar o seu álbum! Assim espero...

Bom, esclarecimentos à parte, vamos falar deles: os álbuns!



Um álbum de fotos é um conjunto de fotos reunidas e organizadas num livro. Ok, mas que fotos? Um conjunto qualquer? Reunidas como? Organizadas como? São essas questões que nós vamos ver...

Geralmente um álbum de fotos segue um tema específico: uma viagem que você fez, fotos do seu filho bebê, fotos de um período de férias, fotos de aniversário, fotos da construção da sua casa nova... Enfim! Qualquer tema é válido. Até mesmo um tema cronológico como “fotos de 2000 a 2008”. E esses álbuns cronológicos são ótimos para guardar aquelas fotos soltas de um almoço, de um happy hour com os amigos, de quando você estava à toa em casa, etc. Aquelas fotos que não são suficientes para encher um álbum mas que você não quer perder de jeito nenhum, sabe?

Então, depois de decidir o tema do seu álbum, reúna o material: as fotos. Junte todas que seguem o tema definido para o álbum e arrume de forma cronológica. Olhe bem para todas as fotos e aproveite para fazer uma limpeza no material: tire fotos repetidas ou que não estão boas ou que não valem a pena colocar no álbum. Deixe somente aquilo que você quer colocar no álbum. É válido lembrar que o material não precisa ser necessariamente foto. Você pode guardar outros materiais de recordação (eu chamo de elementos) como passagens aéreas da sua lua-de-mel, folders do balcão turístico daquela viagem ao exterior, guardanapos do restaurante da festa de fim de ano da empresa, cd com músicas que marcaram uma festa, etc.! Recordações não têm muito limite, não é mesmo?



Agora que você já decidiu o tema e selecionou os elementos que serão colocados no álbum, você precisa decidir de que forma você vai organizar ou dispor esses elementos dentro do álbum. Essa costuma ser A dúvida da maioria das pessoas. Algumas ficam até desanimadas de olhar aquela pilha de material e o livrinho ali do lado, esperando pra ser preenchido... Conheço gente que adoraria piscar o olho e encontrar o álbum prontinho... rsrsrs. Quem não quer???

Tá na dúvida? Desanimou? Pois pode se empolgar aí, que para ajudar você a decidir como o seu álbum será feito, separei os estilos mais comuns que eu já vi em quatro tipos:

“Minimalista”

“Legendado”

“Quadro de cortiça”

“Scrapbook”

Vou falar de cada estilo separadamente nas próximas matérias. Não perca! Leia e defina o SEU estilo!

Até.

Beijo.




PS: Todo o texto e definições citadas na matéria foram criados por mim e baseados na minha experiência pessoal. Nunca li ou vi isso em outro lugar e nada foi copiado. Fotos e imagens colocadas na matéria que não forem minhas serão de banco de imagens gratuitas ou terão a fonte citada e linkada para o site do criador além de sua autorização prévia.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...