quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fazendo seu próprio álbum de fotos - parte 3

Mais uma vez estamos aqui com uma enooooooorme matéria sobre mais um estilo caseiro de fazer álbuns! E o estilo de hoje ééééé... O estilo legendado!



Embora esse também não seja o meu estilo, a minha mania de fazer uma análise crítica imparcial sobre as coisas me diz que esse é o estilo mais democrático e também o mais politicamente correto. Explico: é um estilo prático, rápido e que atende às necessidades de um bom álbum de fotos. Diz o que tem que ser dito, informa o que tem que ser informado, sem firulas ou nhé nhé nhé, entende?


Um álbum legendado tem as fotos e os elementos e, é claro, uma legenda para cada um deles ou pelo menos para a grande maioria deles. Essa legenda traz informações necessárias e relevantes, como local, ocasião, motivo, nomes, datas, enfim, tudo o que se precisa saber da foto em questão.


No álbum minimalista – que foi o último que comentei – a única informação além das fotos em si, era dada pelo título. As explicações das fotos eram dadas pela sequência ou pelo conteúdo ou pelo dono das fotos, ou seja, se o dono não explicar, fica subentendido ou não entendido. Já no álbum legendado isso não acontece, pois ele é autoexplicativo! Você não precisa ficar falando do que se tratam as fotos, pois qualquer pessoa que pegar e ver, vai ler e entender.


Para montar um álbum assim, é muito fácil! Vamos lá? 




Você já separou as fotos, colocou em ordem e decidiu o título do álbum e o local onde ele será colocado, certo? Certo. Agora, vamos à nossa importante fase de planejamento. Veja o que vai ser colocado em cada página do álbum lembrando sempre que você deve deixar espaço para suas legendas! Com esse planejamento você poderá verificar se o número de folhas do álbum será suficiente ou se precisará comprar mais – nada mais frustrante que começar um trabalho e não terminar pq faltou material, né?


Mas você deve estar se perguntando: onde devo escrever as legendas? Na folha do álbum? Num papel à parte? E como colar? Eu respondo: você pode fazer do jeito que você achar melhor, afinal, o álbum é seu e deve ficar com a sua cara! Mas meu conselho de perfeccionista é: faça suas legendas sempre num papel à parte, pois se você errar é mais fácil consertar. E nesse caso, algumas dicas:

1) Escolha um papel mais grossinho do que o papel comum, pois fica menos transparente e mais resistente. Assim, se você usar fita dupla-face pra prendê-lo ao álbum, a fita não ficará visível e, se você usar cola, o papel não ficará ondulado. Pra quem tiver um papel com gramatura de 180g/m² à disposição, use-o. Pra quem não tiver e não puder gastar uma graninha com isso, aí vai uma diquinha bem baratinha: uma cartolina cumpre bem esse papel – é barata, grande e tem gramatura de mais ou menos 120g/m². 

2) Para colar, pode ser fita dupla-face ou cola bastão (de preferência).

3) A cor do papel fica a seu critério. Você pode fazer legendas da cor que preferir – não precisa nem ser da cor da folha do álbum. Inclusive, se você tiver folhas de álbum pretas ou bem escuras e não tiver aquela caneta branca ou prata para escrever, pode usar uma legenda de outra cor que não vai ficar feio. É só cortar com capricho que fica lindo. 
 
4) Escrever primeiro ou cortar o papel primeiro? Eu prefiro cortar primeiro e escrever depois. Assim você já corta o papel do tamanho que ele deve ser e o texto fica limitado àquele espaço.

5) Se você quiser escrever retinho e bonitinho, mas não consegue fazer isso sem uma linha pra te guiar, faça a linha beeeeeem de levinho. Use um lápis com a ponta grossa e gasta pra não marcar o papel, apoie a régua no papel e trace a linha sem colocar peso no lápis, sem forçar nada. A linha tem que ficar quase inexistente. Aí você escreve, deixa secar a tinta da caneta por uns 3 minutos e depois apaga a linha com uma borracha limpa. Não deve restar nenhum vestígio da linha. 
 
6) Se você é tão perfeccionista como eu e quer centralizar o texto ou saber se ele caberá dentro daquele espaço de papel, finja que está escrevendo nele, como se estivesse ensaiando, que aí já vai dar pra saber mais ou menos como ele vai ficar. Se assim não funcionar, pode tentar escrever o texto com aquele lápis de ponta grossa e gasta muuuuuuito de levinho que aí resolve o problema. Mas lembre-se de só apagar o lápis depois de um tempinho pra tinta da caneta secar bem, senão vai ficar um belo borrão de tinta – sim, já aconteceu comigo! rs


O texto da legenda tbm costuma ser alvo de dúvidas das pessoas mais desacostumadas a escrever ou que ficam inseguras em relação ao conteúdo. Se você não tem essa dificuldade, é fácil – escreva o que achar necessário para as pessoas entenderem a foto. Mas se você tem alguma dificuldade, faça um exercício simples: imagine que você está mostrando essa foto pra alguém. O que você falaria pra essa pessoa entender a foto? Escreva isso na legenda! Simples assim. Vou dar alguns exemplos: 

1) Vamos supor que você fez um álbum da sua viagem de lua de mel a Buenos Aires: você pode descrever a foto de forma mais séria como “Chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza.” Ou você pode colocar mais informações de acordo com o seu estilo de falar ou escrever: “Chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza. Os termômetros marcavam 7°C – quase congelamos!”. 
 
2) Se no título do álbum estiver especificada a data ou o período do álbum, talvez não seja necessário ficar colocando isso nas legendas. Por exemplo, um álbum do aniversário de 5 anos da sua filha. É uma dia só e portanto não precisa colocar data nas legendas. 
 
3) Num álbum de viagem ou evento de até 10 dias, você pode especificar o período no título e escrever nas legendas como se fosse um diário, contando os dias: “1º Dia. Chegada ao Aeroporto Internacional de Ezeiza. Os termômetros marcavam 7°C – quase congelamos!” ou “3º Dia. Dançarinos de tango na Praça de Maio. Lindo espetáculo!”. 
 
4) Mas tem situações em que você pode e deve colocar a data na legenda, principalmente se for um álbum que engloba um período longo. Por exemplo, vamos supor que você e sua família tenha um sítio e vcs viajam pra lá várias vezes por ano. Aí você decide fazer um álbum com fotos tiradas no sítio num período de três anos. Você pode colocar “Colhendo as deliciosas laranjas do pomar! (25/07/2011)”; “Renata e sua amiga de faculdade Bianca, aprendendo a montar a cavalo. Se saíram bem! ( 06/03/2012)”. 
 
5) Dependendo do tema do álbum não é necessário colocar data específica mas você pode indicar uma fase, como nos álbuns de bebê: “Abrindo melhor os olhinhos. (1º semana)”; “Aprendendo a engatinhar (7º mês).”


Enfim, os exemplos e as possibilidades são inúmeros! Mas com bom-senso e tranquilidade tudo dará certo e você terá um álbum bonito, bem montado e bem explicado!


Espero que tenham gostado!


Mas se esse ainda não é o seu estilo, não se preocupe. Em breve o estilo “quadro de cortiça”! Não perca!


Beijo.

2 comentários:

  1. muito legal mas mostre mas imagen assim fica mas claro as coisas que voce fas sao bem bacanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tentarei colocar mais imagens nas próximas matérias! Obrigada por sua opinião!

      Beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...