quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lembrancinhas de aniversário: corujinhas!!!


Olá, você, você e você – como diria nosso inaposentável Galvão.

Essa semana eu trouxe mais um PAP de reaproveitamento de materiais: o nosso querido rolinho de papel higiênico! Mas não se preocupe que não vou fazer escultura de parede com ele, não, tá? Ufa! Eu vou usar os rolinhos para fazer lembrancinhas de aniversário econômicas!!!

As lembrancinhas de aniversário são tema de muita preocupação por parte dos anfitriões e sempre gera uma dor de cabeça e/ou uma dor de bolso. É o tipo de coisa que todo mundo quer que seja bonito, barato, que agrade e de preferência que tenha alguma utilidade para o convidado que receber. Aí o desafio é encontrar algo que reúna todas essas características ou pelo menos que tenham um bom equilíbrio entre elas. As lembrancinhas que trouxe hoje pecam um pouco no quesito “utilidade para o convidado”, mas em compensação podem ser muito baratas e muito lindas! Eu vi a ideia em alguma imagem na net, mas não sei de onde. Não guardei a imagem e também não vi nenhum PAP, mas fiquei com a ideia na cabeça, por isso fiz o PAP inteirinho da minha cabeça pra vocês. São corujinhas feitas com rolinho de papel higiênico que carregam balinhas em seu interior... Muito fofo!

Fiz duas pra mostrar a vcs. Olhem as minhas corujinhas lindas aí:



Ah! Quero lembrar que as fotos estão pavorosas pq fiz o PAP à noite. Aliás, gente, desapega desse negócio de fotos com luz natural e sem flash pq eu sou péssima pra isso...  Além disso, não dá pra tirar foto da execução em si pq eu não tenho três mãos: ou eu fazia ou eu tirava foto. Fiz o melhor que pude!

Então vamos ao PAP?

Confere a lista de material:



O primeiro passo é dar um trato no rolinho. Desamasse, limpe e cole pontinhas soltas. Tá bonitinho? Agora vamos fechar o fundo do rolinho. Gente, eu tentei fazer isso com vários materiais: papel, pano, fita crepe pura, cardstock... Mas o jeito que mais deu certo foi com o papelão de caixa, esse papelão ondulado, sabe? Papel e pano não são legais pq eles são moles e o rolinho, como é muito maleável, perde a forma e não fica estruturado. Pensei em algo durinho, pra dar firmeza, aí me lembrei do cardstock, o papelão cinza, sabe? Também não foi muito legal pq é um saco corta coisas redondas no estilete e, além disso, não ia ser muito prático, pois não é todo mundo que tem esse material em casa. Aí me lembrei do papelão de caixa – o marrom. Ele é ótimo pra isso! Ele é grossinho o suficiente pra ficar bem encaixado no fundo, é super fácil de cortar com a tesoura e todo mundo tem desse papelão em casa, né? Além de baratear ainda mais nossa lembrancinha, pois você consegue esse papelão de graça!

Então, depois de dar um trato no rolinho, coloque na forma que você quer que ele fique no fundo, pode ser redondinho ou oval. Eu fiz oval. Então o coloque nesse formato, apoie no papelão e risque mais ou menos em volta. Não precisa ser muito exato, é só pra você ter uma ideia de forma e tamanho:



Depois que você riscar, você ajeita o risco pra ficar mais simétrico e mais certinho e corta por dentro do risco pra que fique um pouco menor e encaixe melhor no rolinho:



Depois de cortar, tente encaixar no fundo do rolinho. Como riscamos por fora, pode ser que esteja grande, aí, você corta mais um pouco, até encaixar:



Encaixou? Beleza! Agora você tira o fundo do rolinho e cobre ele com fita crepe. Dá uma alisada pra fita crepe fixar bem e corta as pontas deixando mais ou menos 1 cm de fita sobrando:





E agora você encaixa o fundo e cola a sobra da fita crepe no rolinho para fixar o fundo:





Se na hora de encaixar o fundo for muito pra dentro, é só acertar empurrando ele pra fora com uma coneta, até que ele fique na posição correta.



Bom, depois de ajeitar o fundo, você vai revestir o rolinho. Você pode usar qualquer papel ou tecido que você queira. Papéis de scrapbook ficam lindos, mas encarece um pouco a lembrancinha, pq são bem carinhos... Talvez papel de presente fique legal, mas aí você tem que tomar cuidado pra não ficar amassando e pra não deixar o papel muito vincado. Como não tenho papéis, usei tecidos e descobri que foi a melhor coisa que eu poderia ter usado, pois o tecido é relativamente barato (com meio metro você faz muita raça de rolinho...) e, além disso, não fica amassando ou vincando como o papel. Ele dá muita maleabilidade ao projeto, pois permite que você dobre, desdobre e mexa à vontade sem deixar feio o trabalho – e tem estampas das mais variadas! Eu gostei!

Então, se você for usar tecido tbm para revestir o rolinho, lembre-se de pintar o rolinho de branco antes de colar tecidos claros. Se o tecido for escuro não precisa.




Depois de pintar, cole o tecido. Você pode passar cola em todo o rolinho ou fazer por partes, depende de como você se ajeitar melhor. Vai passando a mão no tecido com uma mão dentro do rolinho para dar firmeza na fixação:



Depois de colar o tecido, apare com a tesoura as sobras de cima e de baixo e pronto, seus rolinhos já estão forradinhos e as corujas já tem um corpinho!




Agora que os rolinhos estão forradinhos e lindinhos, deixe secar um pouco pro tecido colar bem e, enquanto isso, corte os olhinhos, o bico e a barriga da coruja. Se você tiver furadores de papel redondinhos de vários tamanhos, você vai economizar muito tempo! Mas se não tiver, faça como eu: na munheca! Pegue os papéis coloridos e use alguma coisa para riscar os círculos dos olhos:



Você precisará de três tamanhos de círculo: um grande que será branco, um médio que pode ser de qualquer cor – eu fiz vermelho, mas não gostei muito... Parece que a coruja está drogada ou há três dias sem dormir. Sugiro cores claras. E o círculo pequenininho que será preto. Eu usei um potinho de tinta, uma moeda de dez centavos e um ilhós que eu tinha aqui pra fazer os três tamanhos. Você pode usar qualquer coisa redonda. Risque as bolinhas e recorte com a tesoura – tente fazer um movimento contínuo com a tesoura para não ficar todo sextavado. Eu tentei, mas não deu muito certo... rsrs

O bico é um triângulo e a barriguinha é como se fosse um ovo com a parte de cima cortada. Você desenha na mão mesmo e para fazer mais quantidade, você faz um molde e usa o mesmo molde em todas as corujinhas, assim fica tudo igualzinho, com a mesma barriguinha.



Bom, depois de cortar todas as partes, você vai começar a colar. Mas antes de colar, faça a dobra da parte de cima primeiro para você não correr o risco de colar os olhinhos na parte que vai ser dobrada, senão a corujinha fica deformada:




Essa dobra já imita as orelhinhas da corujinha! Muito linda!

Então, estando a dobra já definida, vá colando os papéis calculando o espaço para formar a corujinha:



Primeiro cole a barriga, depois o bico, depois as bolinhas brancas maiores, depois a bolinha colorida e depois a bolinha preta. E pronto! Sua corujinha está pronta!



Você pode fazer alguns detalhes se quiser enfeitar mais. Eu fiz um imitação de costurinha na barriga com a caneta mesmo. E se quiser, pode colar uma tag na barriga com “Lembrança do aniversário de...” ou pode imprimir a frase já no papel em que vai cortar as barriguinhas. Você quem sabe.

E agora que elas estão prontas, é só rechear com balinhas e doces!




Ah! Se não achar adequado colocar coisas comestíveis dentro de um rolinho de papel higiênico – que ficou dentro de um banheiro – é só colocar as balinhas dentro de algum saquinho plástico transparente e o problema estará resolvido! Esse detalhe me ocorreu depois e assim como me ocorreu, pode ocorrer a mais alguém. Eu particularmente não me importo, se as balinhas forem embaladas como essas da foto, mas vai que alguém se importa, né? Coloca num saquinho que não tem desculpa. Ou então usa rolinhos de papel toalha cortados ao meio. Mas acho que o saquinho plástico será mais adequado.

A dobra das orelhinhas não fica beeeem fechadinha não. Mas também não fica arreganhando não. Se quiser colar com fita dupla-face, tudo bem. Mas eu vinquei bem e deixei assim mesmo, meio displicente. Eu gostei assim.

Outra coisa legal de dizer, é que vc pode fazer outros animaizinhos que tenham essa orelhinha pontudinha, como cachorro, gato, morceguinho, sapinhos, oncinhas e outros que não me lembro agora... E também pode usar pra algum tema como Batman, Hello Kitty ou Picachu. Enfim, use a imaginação!

E esse foi mais um PAP de reaproveitamento de materiais. Espero que tenham gostado de mais essa besteirinha para fazer!!

Beijo.

28 comentários:

  1. Adorei!!! É muita criatividade e fofurice juntas. Parabéns! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela! Coruja é tudoooooo! rsrs

      Beijo!

      Excluir
  2. adorei... já estou encaminhando a ideia pra minha irmã! Valeu Cy!!!! Muito bom seu post!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Dan! Sua irmã vai curtir fazer isso na escola!

      Legal!

      Beijo.

      Excluir
  3. Já posso voltar a ser criança? Menina, que mãos de fada você tem! Amei as corujinhas! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corujinha é tudo de bom, mesmo!

      Obrigada, Meliny!

      Beijo.

      Excluir
  4. Oi Cyntia adorei esta ideia, ja falei no meu blog que o tema corujinhas sera um dia tema para festa da minha Julia e acho que encontrei uma das lembrancinhas, eu gosto de reciclar para fazer festas...

    Bjs

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gélia, pode fazer que eu garanto que vai ser sucesso! Elas ficam muito lindas ao vivo!

      Beijo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que bom que gostou, Janaine! Obrigada pela visita!

      Beijo.

      Excluir
  6. Cynthia, muito legal suas corujinhas, sempre procuro ideias para aproveitar os rolos de papel mas de todas que já via a sua é a mais bonita.
    Na próxima festinha de aniversário de um certo menininho as lembrancinhas serão corujinhas com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina!

      Que bom que gostou! As corujinhas são realmente muito simpáticas. E o projeto é bem baratinho... com meio metro de tecido (que vc compra a R$10,00) vc faz umas 30 lembrancinhas. E de papéis coloridos vc usa a cartolina dupla face, que custa cerca de R$0,70 a folha - uma folha de cada cor é suficiente. Fora que vc usa dois materiais gratuitos: rolinho e caixa de papelão. Aí é correr pro abraço! rsrs

      Beijo.

      Excluir
  7. Que graça, Cynthia!
    Está aí um projeto fofo e que fica bem original. Amei!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Kátia! Que bom que gostou!

      Obrigada pela visita!

      Beijo.

      Excluir
  8. Oi, adorei seu blog, e o pap! Obrigada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Obrigada, Aracy! Que bom que gostou!!

      Beijo.

      Excluir
  10. Essa tua ideia é maravilhosa - compartilhei na página do facebook. beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Vou lá dar uma olhada!

      Beijo.

      Excluir
  11. Menina, nem sei como cheguei aqui, tbm isso não importa agora. Coruja é tudo de bom, gostei da forma simples e o melhor do jeito carioca (é que são poucas). Parabéns! To seguindo e vou indicar no meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bom que gostou, Cris! Fico feliz por vc tbm gostar desse meu jeitão carioca, que fala meio escrachado e não tem muito nhê nhê nhê... Às vezes fico meio insegura com isso, mas não saberia ser diferente! rsrs

      Obrigada pela visita e pela indicação!

      Beijo.

      Excluir
  12. Oi Cynthia, fiquei encantada com seu projeto e com o passo a passo feito com tanto carinho e capricho. Parabéns! As corujinhas ficaram lindas, amei!

    Feliz 2013!
    Com muito Amor, Paz, Saúde, Prosperidade e Sucessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosângela!

      Seja bem-vinda sempre!

      Beijo.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Que bom que gostou, Lourdes!

      São uma graça, né?

      Beijo.

      Excluir
  14. Eu e minha mãe adoramos obrigada Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, amiga!

      Fico feliz em poder contribuir de alguma forma!!

      Beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...