sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fazendo seu próprio álbum de fotos - parte 2


Na primeira parte desta longa matéria sobre álbuns, eu defini alguns estilos de álbuns de acordo com o que eu já vi por aí, lembram? E o primeiro estilo que eu quero comentar é o “Estilo Minimalista”.

Nesse estilo, como o nome já diz, coloca-se o mínimo possível de materiais/elementos, ou seja, apenas fotos! Embora não seja o estilo que eu mais goste – e acredito que nem a maioria das pessoas – é o que mais se vê na realidade, não é? Por quê? Pq é mais fácil!

Além de ser mais fácil, tbm é um costume. Acredito que seja por que quando você mandava revelar as fotos vinha um albunzinho só com plásticos para colocar as fotos, lembra? Daí ficava sem espaço pra mais nada além das fotos!



Claro que você pode gostar de deixar apenas as fotos no álbum e ser adepto do lema “uma imagem vale mais que mil palavras”. Nada contra! Mas na maioria dos casos eu acho que esses álbuns existem por falta de tempo, de jeito, de paciência ou por falta de conhecimento mesmo – muita gente nunca viu um álbum mais elaborado e não sabe que pode fazer diferente.

Mas, seja por gosto ou por falta de paciência, tempo e jeito pra coisa, vamos dar algumas dicas pra quem quer um álbum minimalista!



Na primeira parte dessa matéria, eu sugeri que você escolhesse um tema para o álbum e que selecionasse e arrumasse os elementos que ficarão nesse álbum em ordem cronológica, certo? Certo. Então, escolhido o tema e separado o material, comece a calcular o que vai ser colocado em cada folha. , verifique se as fotos estão arrumadas na ordem em que foram tiradas. Acho isso particularmente importante nos álbuns minimalistas, já que a sequência de fotos é que explicará os acontecimentos do evento. Se você não lembrar ou não fizer diferença, arrume na ordem que desejar. Se faltarem folhas, você pode comprar mais (se tiver essa opção) ou usar dois álbuns. Se sobrarem muitas folhas, você pode colocar fotos de outro evento/tema nesse mesmo álbum.

Depois desse planejamento, você precisa decidir onde vai colocar o título do álbum – sim, um título é necessário para você saber ao menos do que se trata o álbum. É importante decidir o local do título com antecedência para reservar esse local. Senão depois quando você quiser colocar, vai ver que não deixou o espaço necessário e aí, já era. Bom, você pode colocá-lo na capa, na contra-capa ou na primeira folha do álbum. Pode ainda ser colocado numa tag que será presa ao álbum com uma fita ou cordinha. Como não sou nenhuma expert em desenho digital, fiz uns esqueminhas made in Paint para mostrar a disposição dos títulos – se alguém rir, eu não faço mais!



Caso você vá usar esse álbum para mais de um evento, é melhor colocar cada título na primeira folha de cada evento.

Agora você deve decidir qual será o título. Eu gosto de colocar o tema e acrescentar a data, assim fica uma coisa a menos pra você lembrar. Se precisar, acrescente o local. Vou dar alguns exemplos de títulos: “Batizado de Fernando – 03/09/2005”; “Férias em Salvador – março de 2008”; “Final de semana no sítio – Linhares/ES – 23 a 25/04/2009”.

Agora que você decidiu o local e o que será escrito no título, você pode colocá-lo no lugar ou deixar para o final.

Eu, particularmente, deixaria para colocar o título apenas no final, pois durante a fixação das fotos, você pode mudar de ideia a respeito do título, achar que outro nome fica melhor e tal... Mas o local tem que ser decidido com antecedência para você deixar aquele espaço livre.

Bom, fotos arrumadas, locais planejados, hora de fixar as fotos! Fixe as fotos e os elementos nas folhas do álbum da maneira que achar melhor (cola bastão, fita dupla-face, cantoneiras, etc.) e na posição que mais lhe agradar. Como é um álbum mais clean, sem muitos detalhes, acho que fica melhor uma disposição mais alinhada e uma ordem cronológica...

Terminou de fixar as fotos? Se ainda não colocou o título, a hora é essa. O título pode ser escrito à mão ou impresso num papel e colado ao álbum no lugar em que você planejou anteriormente. O importante é deixar claro a que se referem aquelas fotos.

E aí? Se identificou com esse estilo?

Se sim, bora fazer um álbum! Se não, aguarde os próximos estilos!

Até.

Beijo.

4 comentários:

  1. Adorei as dicas! Minha filha tem montanhas de fotos e nenhum álbum...que vergonha!Organizar o álbum está sempre na minha lista de prioridades e vou deixando....tenho dificuldade de escolher as melhores fotos. Ai ai ai .
    um beijos, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Dani... Eu sei bem como é. O álbum de 1 ano do meu filho eu só terminei quando ele tinha cinco anos! hahaha

      Mas não desanima, não. Vai guardando as fotos e outros elementos, que um dia vc será iluminada pela fada do siricotico e faz a limpa na bagunça! rsrsrs

      Beijo.

      Excluir
  2. Adorando as dicas e doida para colocá-las em prática nos meus álbuns de fotos do Besteirinhas. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terça-feira acaba o repouso das mãos e em breve vc receberá seus álbuns! Eeeeeeeeee! rsrsrs

      Beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...